Dirigindo pelo mundo: onde pode e onde não pode

Conheça os países onde basta apresentar a CNH para seguir viagem pelas estradas
Conheça os países onde basta apresentar a CNH para seguir viagem pelas estradas

 

Vai fazer um intercâmbio e gostaria de alugar um carro ou moto para explorar o seu país de destino?

Antes de sair pelo mundo afora, saiba que você pode necessitar de uma Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é uma versão traduzida de sua carteira de motorista nos idiomas alemão, árabe, espanhol, francês e russo. Se for o seu caso, o documento deve ser solicitado ao Detran de seu estado.

Mas, mais importante, é fazer uma boa pesquisa antes. Afinal, por conta da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário há países que aceitam a própria CNH brasileira, desde que a viagem dure, no máximo, 180 dias.

Confira abaixo uma seleção de informações sobre alguns países onde é possível dirigir tranquilamente apenas com sua CNH e o passaporte.

Países onde é possível dirigir com a CNH brasileira

1. América do Sul

A CNH brasileira é aceita na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, na Guiana, no Paraguai, no Peru, no Uruguai e na Venezuela.

2. América Central

Na América Central, você poderá se aventurar pelo trânsito de Cuba, Costa Rica, Guatemala, Honduras e República Dominicana.

3. América do Norte

Os Estados Unidos e o Canadá aceitam a CNH brasileira. Aliás, é cada vez mais comum encontrar brasileiros transitando por estradas dos EUA, como a Route 66, que liga Los Angeles a Chicago, ou a Pacific Coast Highway, a maior rodovia costeira da Califórnia.

4. Países de mão inglesa

A África do Sul é um dos países de mão inglesa onde a CNH brasileira pode ser usada. Além desse país, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido também aceitam o documento brasileiro.

No Japão, país que também adotou a mão invertida, não é possível que estrangeiros dirijam, pois é preciso entender as placas de sinalização japonesa.

5. Europa

Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça aceitam o uso da CNH brasileira acompanhada do passaporte.

A Itália tem algumas dificuldades adicionais. Você consegue alugar um carro com a CNH brasileira, mas para dirigir precisa da PID ou da CNH brasileira com tradução juramenta, que pode ser obtida lá mesmo.

6. Israel e Marrocos

Em Israel e Marrocos também é possível guiar pelas ruas e estradas de Israel portando a CNH brasileira.

8. Rússia

Você poderá explorar a Rússia com sua CNH brasileira. Imagine só quantos passeios incríveis!

9. Ásia

Se você tiver coragem de encarar o trânsito caótico de Bangkok, capital tailandesa, siga em frente. Outros países da Ásia como China, Coreia do Sul e Indonésia também aceitam o documento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *