Cinco hábitos brasileiros para deixar fora da bagagem

1. Chegar atrasado Se meia hora de atraso é um dos costumes do Brasil totalmente toleráveis, até mesmo no trabalho, fora daqui a coisa não é bem assim. E não são apenas os britânicos que são conhecidos pela pontualidade ferrenha. Na Alemanha, por exemplo, deixar alguém esperando é uma das coisas mais rudes que você pode fazer. O ideal é chegar até mesmo alguns minutinhos antes.
Certos costumes brasileiros podem ser deixados fora da bagagem. Confira cinco deles

Você iria a algum lugar no exterior sem avaliar a situação do clima que vai encontrar? Correria o risco de ir para a Europa em dezembro, por exemplo, sem pesquisar o tamanho do frio que vai encontrar? Não, né.

Pois é, o mesmo estudo das condições de temperatura, antes do embarque, deve ser feito em relação a alguns dos hábitos das regiões para onde vamos. A compreensão das características locais é necessária para evitar situações constrangedoras. Especialmente, quando vamos a lugares onde as tradições são mais rígidas, como no Oriente Médio.

Para ajudar a evitar que gafes sejam cometidas, seguem abaixo sete dicas importantes para todo viajante brasileiro. Confira agora:

1- Gorjeta

Nos países asiáticos, como Japão e Coreia do Sul, dar gorjeta para o garçom  pode ser entendido como uma ofensa. O costume considerado comum no Brasil e nos Estados Unidos, onde é quase obrigatório, é rejeitado por japoneses. Eles recusam o dinheiro e podem até mesmo devolver a você se deixar alguns trocadinhos sobre a mesa.

2- Gestos

Alguns gestos devem ser evitados. Como o nosso “joia”, o dedo polegar para cima indicando aprovação. Embora seja um gesto inocente aqui no Brasil, em muitos países do Oriente Médio, esse sinal é algo ofensivo e equivale a mostrar o dedo médio por aqui. Melhor mesmo é não sair por aí fazendo gestos nesses lugares de culturas muitos diferentes da nossa. Sorria, apenas.

3-  Atrasos

A ausência de compromisso com o horário, costume bem brasileiro, é inaceitável no exterior. Não são apenas os britânicos que são conhecidos pela pontualidade ferrenha.

Na Alemanha, por exemplo, deixar alguém esperando é uma das coisas mais rudes que você pode fazer. O ideal é chegar até mesmo alguns minutinhos antes.

4- Onde comer

Sabe quando você sai atrasado e leva alguma coisinha para ir comendo? Fora do Brasil isso pode ser visto com maus olhos. Comer na rua, no ônibus e em outros lugares públicos, que não sirvam comida, é considerado um comportamento rude em Ruanda. Até mesmo tomar um sorvete pode ser reprovado.

5 – Acrescentar temperos e molhos à comida

Um dos costumes do Brasil que quase todo mundo faz é colocar um pouco a mais de tempero na comida, seja um molho de pimenta ou um ketchup. Na Espanha e no Japão, por exemplo, se você fizer isso pode causar desconfortos. Na Itália, aliás, colocar ketchup na pizza é quase uma ofensa! Então, a dica é: se o tempero ou molho não estiver sobre a mesa, melhor não pedir!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *